Empresas oferecem salários mais altos a candidatos com certificações em IA generativa

Empresas oferecem salários mais altos a candidatos com certificações em IA generativa

Novo estudo aponta que microcredenciais aumentam as chances de contratação

IA Generativa – Incluir certificações em inteligência artificial generativa no currículo pode aumentar as chances de contratação e garantir um salário maior. É o que mostra um relatório da Coursera, plataforma global de educação online, divulgado nesta semana. O levantamento ouviu 2.000 empregadores e 1.200 estudantes em dez países, incluindo o Brasil, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.

No Brasil, 97% dos empregadores afirmaram ter contratado ao menos um profissional com microcredenciais — ou certificações de curta duração — em IA Generativa no último ano. Além disso, 94% das empresas estão dispostas a oferecer salários iniciais mais altos para esses candidatos.

FONTE: São Paulo pode se tornar um dos principais centros de data centers no mundo

Isso porque profissionais com essas credenciais costumam chegar mais preparados e com experiência prática, o que reduz a necessidade de formações extensivas após a contratação.

O relatório também indica que profissionais com esse tipo de qualificação contribuem para ganhos operacionais. Entre as empresas brasileiras que já contrataram pessoas com essas certificações, 98% relataram redução nos custos de treinamento no primeiro ano, sendo que a maioria registrou economias de até 20%.

Por esses motivos, as qualificações pesam na escolha final. Cerca de 95% das empresas brasileiras disseram ter preferência por candidatos com microcredenciais em IA generativa. No Brasil, todas as empresas ouvidas já utilizam — ou estão testando — processos seletivos baseados em competências, e não apenas em diplomas tradicionais.

“Essas certificações influenciam decisões de contratação, empregabilidade e produtividade no local de trabalho”, afirma Marni Baker Stein, diretora de conteúdo da Coursera.

IA desde cedo

A demanda por profissionais capacitados para lidar com novas tecnologias começa ainda na formação acadêmica: 99% dos empregadores afirmam que gostariam que as universidades já preparassem talentos com habilidades em IA generativa para cargos de nível inicial.

Os estudantes, por sua vez, estão atentos às exigências do mercado: um em cada três brasileiros já obteve ao menos uma certificação.

Além da inteligência artificial generativa, que está entre as habilidades mais demandadas pelo mercado, certificações em UX Design e cibersegurança também estão entre as mais procuradas pelas empresas.

Cursos em Inteligência Artificial no Sindplay

Para quem vê na IA uma ferramenta útil para o trabalho e para a sociedade em geral, o Sindplay – streaming de formação e capacitação para profissionais de TI – possui cursos de Inteligência Artificial, e muitos outros temas na área de tecnologia da informação. (Conheça o Sindplay clicando aqui)

A plataforma possui cursos em segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais, entre outras áreas.

Criado pela Fenati em parceria com a Academia Forense Digital (AFD), a ferramenta oferece aos alunos material de apoio, emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático. O Sindplay já possui quase 100 cursos disponíveis aos seus mais de 15 mil alunos, com valor de mercado de cerca de R$ 100 mil, e ganhou o prêmio SindMais 2024 na categoria Inovação e Transformação Digital.

(Com informações de Forbes)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Leia mais