A 1ª parcela do 13º salário precisa ser paga a todos os trabalhadores brasileiros até este sábado (30), como determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Mas se você é profissional de TI do Paraná, isso não vai acontecer.
É que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do estado garante aos trabalhadores de TI o pagamento da 1ª parcela do 13º até o dia 30 de outubro, um mês antes do prazo fixado pela CLT. Caso você não tenha recebido, isso significa que a empresa em que você trabalha está descumprindo a nossa CCT (denuncie aqui!).
LEIA: 13º salário não é benefício, é um direito conquistado pelos trabalhadores brasileiros
Vale lembrar que a 2ª parcela precisa ser paga a todos até o dia 20 de dezembro! Fique atento e em caso de qualquer irregularidade, fale conosco através dos canais de comunicação que estamos prontos para atendê-lo!
Embora o 13º seja comumente visto como uma gratificação ou uma renda extra, ele é, na verdade, uma compensação justa pelo tempo trabalhado. A explicação para o 13º salário é simples: um ano possui 52 semanas e, ao dividir esse total por 4 – média de semanas em um mês -, chega-se a 13 meses.
Sendo assim, o pagamento funciona como uma compensação pelas semanas adicionais trabalhadas ao longo do ano, formando o chamado “13º mês”.